ANTENE-SE – A Organização Mundial da Saúde (OMS) convida cineastas independentes, empresas de produção, instituições de saúde pública, ONGs, comunidades, estudantes e escolas de cinema de todo o mundo a enviarem seus curtas-metragens originais para o 2º Festival de Cinema “Saúde para Todos”.

Lançado em 2020, o festival busca recrutar uma nova geração de inovadores em filmes e vídeos para defender as questões globais de saúde.

A primeira edição do Festival de Cinema “Saúde para Todos”, entre 2019 e 2020, recebeu 1,3 mil curtas-metragens de mais de 110 países.

“Contar histórias é tão antigo quanto a civilização humana. Ajuda-nos a compreender os nossos problemas e a nos curar. A OMS tem o orgulho de anunciar o segundo Festival de Cinema ‘Saúde para Todos’ para cultivar histórias visuais sobre saúde pública”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Estamos ansiosos para receber materiais criativos inspirados na missão da OMS de promover a saúde, manter o mundo seguro e servir aos vulneráveis”.

As categorias deste ano serão alinhadas com as metas globais da OMS para a saúde pública.

  • Cobertura universal de saúde: filmes sobre saúde mental, doenças crônicas não transmissíveis e outras histórias relacionadas a doenças transmissíveis que não fazem parte das emergências;
  • Emergências de saúde: filmes sobre emergências de saúde, como a COVID-19 e o ebola, bem como respostas de saúde no contexto de crises humanitárias e em ambientes afetados por conflitos;
  • Melhor saúde e bem-estar: filmes sobre determinantes ambientais e sociais da saúde, como nutrição, saneamento, poluição, gênero e/ou filmes sobre promoção ou educação em saúde.

Para cada uma dessas três categorias do grande prêmio, os jurados aceitarão documentários curtos ou filmes de ficção (3 a 8 minutos de duração), vídeos curtos para mídias sociais ou filmes de animação (1 a 5 minutos de duração).

Outros três prêmios serão concedidos para um filme produzido por estudantes, um filme educacional sobre saúde voltado para jovens e um pequeno vídeo desenvolvido exclusivamente para plataformas de mídia social.

As inscrições estarão abertas entre 24 de outubro de 2020 e 30 de janeiro de 2021. Após o encerramento das inscrições, artistas aclamados pela crítica das indústrias cinematográfica e musical revisarão os filmes selecionados com especialistas da OMS e recomendar os vencedores ao diretor-geral da OMS, que tomará a decisão final. A composição do júri será anunciada em janeiro de 2021.

.

Fonte: Nações Unidas Brasil